23 de fev. de 2012

“Flor do deserto” une duas mulheres engajadas




A atriz e modelo etíope Liya Kebede viveu no cinema a história de vida e superação da top model somali Waris Dirie, que em 1997, ao lançar sua biografia em livro, chamou a atenção da imprensa e do mundo da moda ao revelar que foi submetida à mutilação genital feminina quando criança.

E se no filme sua interpretação se destaca pela sobriedade e o cuidado para não cair no meramente sentimental, sua atuação na vida real é ainda mais notável. Na carreira de modelo, foi anunciada embaixadora da L’Oréal, juntando-se à Freida Pinto, Gwen Stefani e Jennifer Lopez, entre outras porta-vozes da marca. E em 2003, foi a primeira modelo negra a assinar contrato com a Estée Lauder Cosmetics.

Além do sucesso nas passarelas, Liya foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a saúde materna, neonatal e infantil, e possui uma fundação que leva seu nome. A Liya Kebede tem como missão, reduzir a mortalidade materna, neonatal e infantil e trabalha para melhorar a saúde e bem-estar das mães e crianças em todo o mundo, especialmente o continente africano.


"Não estamos falando de mortes por doenças desconhecidas. Mulheres e crianças estão morrendo por causas como infecção, problemas de parto que uma visita a um médico resolveria. Isso é inaceitável no mundo de hoje", protesta, apoiada, em seu site, por uma lista de estrelas, como Celine Dion, Naomi Campbell, Scarlett Johansson, entre outras.

Por tais razões, Liya Kebede foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2010, segundo lista elaborada pela revista Time.


Fontes:
www.theliyakebedefoundation.org
Liya Kebede, uma top model engajada. João Marcello Erthal. Veja Online.  23/06/2010
Material de divulgação do filme “Flor do Deserto”.


________________________________________________

"Flor do deserto"
será exibido nos dias 05/03 (segunda-feira), às 19h  e 07/03 (quarta-feira), às 15h, no Cine Ouro (Ingresso: R$1), na Semira Mostra Mulheres no Cinema.


Outras postagens sobre o filme:


Nenhum comentário:

Postar um comentário