24 de fev. de 2012

Curtas abrem a programação da Mostra


Os curta metragens “Carolina”, de Jeferson De e “Deusa do Ébano: Rainha do Ilê Aiyê” de Carolina Moraes-Liu marcam o início da “Semira Mostra Mulheres no cinema”, com exibição nessa segunda-feira, 05 de março, na sessão de 12h30 do Cine Ouro (ingressos a R$1).

Os filmes

 “Deusa do Ébano: Rainha do Ilê Aiyê”
O curta segue três jovens mulheres competindo no evento anual em que o bloco afro Ilê Aiyê escolhe a sua rainha do carnaval, usando conceitos afrocêntricos de beleza.

Com cenas do quotidiano, ensaios de dança, e entrevistas, "Deusa do Ébano: Rainha do Ilê Aiyê" mostra a importância do concurso, com a sua estreita associação com o Candomblé, em remodelar a ideia do que é belo, em uma sociedade onde afro-descendentes constituem a maioria da população, mas conceitos eurocêntricos de beleza feminina são dominantes.

A figura da Deusa do Ébano, um elemento visual chave de um espetáculo que cria uma visão alternativa da mulher negra como bonita, desejável, e talentosa, promove a mudança social em seu nível mais básico: a noção individual de identidade.



 “Carolina”
Brasil. Final dos anos 50. Carolina de Jesus escreve seu diário. Dentro de seu barraco ela denuncia a fome, o preconceito e a miséria. Publicada, torna-se um sucesso editorial, sendo editada em 13 línguas. Apesar do reconhecimento imediato e explosivo, a “exótica” mulher negra e ex-favelada falece pobre. Passadas algumas décadas, as palavras de Carolina continuam a ser uma denúncia contra a miséria em que se encontram milhões de pessoas.







A Mostra
A “Semira Mostra Mulheres no cinema” vai até sábado, 10 de março, também com sessões às 15h e 19h. Veja a programação completa.


Outras postagens sobre esses filmes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário